procedimentos

A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial, sendo a forma mais popular de redução de rugas faciais. Sorrir, franzir a testa e qualquer movimento facial pode por fim levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.

A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos e preenchimentos dérmicos para melhorar, ainda mais, os resultados. Esta combinação de terapias pode, ainda, ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

Há 43 músculos na face e é vital seu entendimento e a identificação dos pontos corretos para otimizar o tratamento. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Escolhendo cuidadosamente os músculos determinados, o Cirurgião Plástico tende a enfraquecer os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais e produzindo resultados mais naturais. É importante evitar aplicações desmedidas, que produzem resultados artificiais e congelados (faces sem expressão).

Os resultados são notados dentro de 2 a 3 dias, no entanto, pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora, normalmente, dura cerca de quatro a seis meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem. Geralmente os pacientes fazem 2 aplicações por ano.

A ANVISA aprova as seguintes marcas de toxina botulínica para uso no Brasil: Botox®, Dysport®, Xeomin®, Prosygne® e Botulift®. O Dr. Douglas Westphal utiliza até hoje exclusivamente a toxina da marca Botox®.

ico-anestesia

Anestesia

Não.

ico-tempo-cirurgico

Tempo do Procedimento

15 min

Pós-procedimento

Dor mínima ou ausente. Geralmente sem roxo ou inchaço

Recuperação

Não compromete atividades habituais.

Assista como é feito o procedimento